MACHU PICCHU – Tudo sobre uma das 7 maravilhas do mundo moderno!

Já fizemos um post com tudo sobre Cusco aqui, e agora vamos falar especificamente sobre Machu Picchu!

Pra você chegar até lá, precisa primeiro chegar até Cusco, e de lá tem alguns meios que te levam até a cidade de Águas Calientes, que é onde fica Machu Picchu.
No caso desse passeio (diferente dos outros) você não precisa necessariamente ir com uma agência. Nós fizemos tudo sozinhos.

O primeiro passo é comprar seu ingresso com antecedência, porque tem limite de turistas por dia. Depois, comprar seu meio de transporte que vai te levar até lá.

Vamos colocar tudo aqui por tópicos pra facilitar!

INFORMAÇÕES GERAIS

Quando ir a Machu Picchu?

O ideal é escolher a época de seca! Ela vai de Março a Novembro. Fora desses meses tem chances de pegar chuva e atrapalhar no visual do passeio. Nós fomos em Outubro e estava bem calor durante o dia e mais fresco durante a noite.

Como chegar lá?
Tem como ir pela trilha inca, que dura por volta de 5 dias (43km) e você faz acampando ao longo do caminho (geralmente você já fecha tudo com uma agência de lá). Tem alguns lugares que oferecem um ônibus (demora bastante e você ainda tem que terminar o trajeto com uma trilha, porém é uma opção mais barata) e por fim a opção que recomendamos muito (e foi a que escolhemos) : ir de trem.

Como é ir de trem para Machu Picchu?

Tem duas companhias que fazem esse trajeto, nós fomos com a Inca Rail e recomendamos muito! Os trens são lindos, novos, confortáveis e você ainda vai olhando o visual pela janela, que é maravilhoso!

Tem vários tipos de trem, nós pegamos a ida com o Inca Rail 360° e a volta com o Inca Rail The Voyager. O 360° é incrível! Sério. Principalmente se você for ter algum trecho durante o dia.
Ele tem janelas maiores, inclusive na parte de cima, e um vagão aberto, sem janelas de vidro, só pra você ir admirar a paisagem e tirar fotos! Amamos!

Tem uma mesinha compartilhada e são servidos alguns lanchinhos durante o trajeto.

Eu diria que a viagem pra Machu Picchu já começou especial só pelo trem de ida até lá. Vale muito a pena.

Na volta acabamos ficando nos vagões da frente que eram da 1ª classe mesmo com o ticket do The Voyager. As poltronas são super confortáveis!

Se eu for de trem, onde fica a estação?

Se você estiver hospedado em Cusco, lá tem uma estação super próxima do centro. Você pode fazer como nós e pegar um trem de lá direto pra Águas Calientes. A estação de águas Calientes também fica bem no centro da cidade.

O trem passa por outras estações também, e o que muita gente faz é pegar ele de Ollantaytambo, que faz parte do passeio de Valle Sagrado (contamos sobre ele aqui). Então quando a pessoa vai fazer o passeio leva a malinha de mão e já fica por essa cidade pra pegar o trem de lá. Dessa forma a passagem do trem sai um pouco mais em conta. Só tem que combinar a dinâmica do hotel, o ideal é não pagar essa diária em Cusco para pagar em Machu Picchu ou Ollantaytambo, já que indo por lá você terá que dormir uma noite por uma dessas cidades (o tour do Vale Sagrado costuma passar por lá umas 16hs). Vi muita gente falando que alguns hotéis de Cusco deixam você guardar a mala lá pra fazer esse passeio (já que não dá pra levar toda a bagagem no trem, e também nem ha necessidade né).

Olhem o site da Inca Rail com os horários e preços que os trens costumam passar em cada estação! Assim já te ajuda a ver o que vai ser melhor pra você. Também recomendamos comprar os tickets do trem com uma boa antecedência, o que normalmente sai mais em conta: https://incarail.com/pt/

Cheguei em Águas Calientes, como é o acesso a Machu Picchu?

Chegando na cidadezinha de Águas Calientes, calma, ainda não é Machu Picchu!

Tem uma bela de uma subida, com muitos degraus, que você tem que fazer pra chegar ate lá. Tem gente que encara essa trilha a pé, mas ali no centro mesmo você vai ver vários ônibus grandes e com ar condicionado que te levam e deixam na porta. Claro que escolhemos essa opção, né? Haha. No horário que pegamos pra subir, por volta das 9hs da manhã, não tinha fila nenhuma! Compramos a passagem e já entramos no ônibus, que logo saiu de lá. Demora uns 25 minutos a subida, e olhando o quanto ele sobe ficamos imaginando o quanto deve ser cansativa a trilha pra ir a a pé. ($24 dólares ida e volta / crianças pagam meia)

Pra descer é o mesmo ticket, isso pra quem já comprou ida e volta como nós. Se por acaso você comprou só ida e pensou em voltar a pé, caso mude de ideia lá em cima tem também um lugar que vende ticket pra decida.

Quantos dias preciso ficar? Tem regras para acesso a Machu Picchu?

As regras para visitar Machu Picchu já mudaram várias vezes, então é bom ficar de olho. Agora que fomos (outubro/2019) o ingresso é vendido por horário. Você pode ficar até 4hs lá dentro.

O ingresso tem que ser comprado pelo site oficial do governo (machupicchu.gob.pe) e você vai ver que além do ingresso “normal” tem como comprar com acesso a montanha de Machu Picchu ou Huayna Picchu.
Para subir essas montanhas tem uma trilha que dizem ser beeem pesada, mas deve valer a pena o visual! Ambas só podem ser subidas no período da manhã, então o ideal é ir nelas primeiro e depois voltar pra circular por Machu Picchu.

Ou seja: você só precisa de 1 dia pra conhecer!
Você pode ou ir e voltar no mesmo dia (foi o que fizemos) ou ir um dia antes, dormir em Águas Calientes uma noite e subir no dia seguinte (é o que muita gente faz!).

Pra nós foi tranquilo ir e voltar no mesmo dia, deu tudo super certo, conseguimos fazer tudo que queríamos fazer. Mas a cidade de Águas Calientes apesar de pequena é bem bonitinha e cheia de restaurantes, lojas.. Deve valer a pena sim dormir lá e conseguir explorar um pouquinho mais.

Preciso ir com o guia?

Vimos muitas pessoas entrando sem guia. Se você não fechou um guia antes, lá na porta ficam vários oferecendo esse serviço! Os preços variam bastante dependendo do número de pessoas, ficando um pouco mais em conta no período da manha, já que é mais fácil fechar grupos maiores.

Ir com o guia é o ideal, porque você vai ter toda a explicação que o lugar precisa! Só de ver já é lindo sim, único. Mas com uma explicação do que significa tudo aquilo, curiosidades, história, mistérios, fica ainda melhor!

O lado ruim é que você não fica com liberdade de explorar o parque por quanto tempo quiser, admirar com mais calma e fazer muitas fotos. Isso porque com o guia você tem que ir acompanhando ele até o final, e acabando o tour, não tem como voltar! Já tem que sair de lá.

DICA DE OURO:

Continuando o que escrevemos no tópico acima, aqui vem nossa dica: fizemos as duas coisas! Entramos uma vez no parque sem o guia pela manhã, pra ter liberdade de andar por lá e tirar fotos, e outra vez com o guia pra ter toda a história do lugar. Como entramos no período da tarde e fizemos um tour particular, pagamos 40 soles por pessoa para a guia depois de pechinchar um pouco.
Mas como fazer isto se só pode entrar uma vez em Machu Picchu e ficar até 4hs?

Nós compramos o ingresso com a montanha junto, porém não fizemos a trilha da montanha. Quando você compra o ingresso com a montanha, ele te dá direito a entrar duas vezes no parque!

Então fizemos isso, compramos, entramos como se fosse pra montanha (mas ninguém fica olhando isso lá dentro) e simplesmente passamos reto da entrada da montanha e ficamos por Machu Picchu!

Depois saímos, comemos algo ali na entrada mesmo (tem uns restaurantes e banheiro) e voltamos. Deixaram entrar normalmente, e dessa vez entramos com uma guia que contratamos ali na porta. Foi PERFEITO!
Ah, como fomos de manhã e de tarde, percebemos que de tarde é mais mais vazio viu? Só tem que ficar atento porque o parque fecha as 17hs, pra não ficar corrido. O tour completo com o guia leva mais ou menos 2hs.

Carimbo no Passaporte

Lá tem como você carimbar seu passaporte! Fica logo na saída e não custa nada.

Acredito que aqui já tem todas as dicas importantes pra você aproveitar ao máximo esse lugar maravilhoso!

Lá tem vários pontos pra tirar fotos incríveis, e você sente uma ergia surreal!! Encontramos inclusive algumas lhamas que vivem ali.

É realmente um lugar único e que vale a pena conhecer.