Roteiro de Capitólio – 2 dias

Como falamos no post anterior, ficamos 2 dias inteiros em Capitólio! Fomos passar o final de semana.

São aproximadamente 459km de São Paulo, mais ou menos 6 horas de viagem, ou seja, é tranquilo para ir passar um final de semana ou feriado! 

Capitólio é o nome que levou a fama, porém muitos dos lugares pra conhecer ficam nas cidadezinhas vizinhas. Então é super viável se hospedar em São José da Barra, por exemplo, como contamos aqui.

Se você veio ler esse post, provavelmente já deve ter visto as fotos do lugar e ficado encantado com tanta beleza! São cenários incríveis, com muitas cachoeiras, lagoas, mirantes, canyons.. 

Se você for querer ver tuuuuudo mesmo que a cidade oferece, teria que ficar mais dias por lá! Porque tem muita coisa (você pode saber de tudo lá no aplicativo do Portal Capitólio). Por isso decidirmos ir nos lugares mais conhecidos e também alguns outros que nos chamaram a atenção! Vamos dividir com vocês aqui nesse post 🙂

Como nos hospedamos na Pousada Figueira, lá eles já fazem todos os passeios que queríamos, então não precisamos nos preocupar com nada, foi perfeito! Vamos colocar abaixo o que fizemos em cada um dos dias.

Dia 1

Foi o dia da principal atração da cidade, o passeio de lancha pelos canyons! A lancha saiu da pousada e ficamos por volta de umas 4h30 fazendo esse passeio pelo lago de furnas. 

O passeio começa lindo já desde o começo! A paisagem é muito bonita, e quando vai chegando nos canyons.. é surreal!!! E então a lancha vai fazendo algumas paradas para banho e para conhecer as cachoeiras.

A primeira parada foi no Vale dos tucanos, um lugar com a água bem verde, e os canyons formando umas paredes lindas! O cenário é delicioso para aproveitar a água. Eu ouvia dizer que a água era muito gelada, mas até que não achamos viu?! Estava super ok! O lugar é bem fundo, mas as lanchas oferecem coletes e boias.

Depois andamos mais um pouco pelos canyons, e entre uma curva e outra a maior surpresa: você se depara com duas cachoeiras lindíssimas! Mais uma vez uma pausa para você aproveitar esse lugar incrível. É a cachoeira do canyon, você com certeza vai amar.

Conhecemos também a cachoeira cascatinha, que como o nome já diz, parece uma cascata. Uma delicia! Depois ainda teve a cachoeira lagoa azul, outra cachoeira linda! E ainda tem um bar de madeira que fica por cima da água lá, é um lugar super gostoso de ficar! 

Depois tivemos um “plus” que foi uma parada no “bar flutuante”, um bar em cima da água  do lago com um som alto, muito animado! E ainda tem uma “piscina” natural no meio, que é a própria água do lago de furnas! Adoramos. 

Depois desse passeio, ficamos aproveitando o resto do dia na pousada mesmo, que tem piscina, rede e muita natureza.

Dia 2 

Nesse dia fizemos o passeio de 4×4! Tem alguns lugares por ali que não dá pra ir com um carro comum, então é bom contratar o passeio se quiser fazer. Nós recomendamos demais!!! Conhecemos lugares incríveis. 

Ah, acrescentamos 2 passeios no 4×4 (que podem ser feitos com qualquer carro) que na verdade não vem incluído no pacote. 

O primeiro foi a parada no mirante dos canyons! É o mirante mais famoso de lá, e não é por menos, as fotos ficam lindas!! É o lago de furnas que passamos de lancha no dia anterior visto de cima. Vale a ida!

Depois fomos conhecer uma loja de artesanato, a Vivenda do Rio. É tão legal conhecer artesanato da região né?! O lugar é enormeee, tem uma peça mais linda que a outra! Vale a pena conhecer. 

Agora sim começa o passeio propriamente dito do carro 4×4! Nossa primeira parada foi uma cachoeira maravilhosa, a cachoeira do dourado, que fica no meio do nada! Hahaha. É um lugar lindo, que o carro para lá em cima e você vai descendo até chegar no rio e na cachoeira. Amamos! 

Depois de ficar um tempo por lá, fomos no mirante da pedreira da lagoa azul! Gente, que lugar!!! Ficamos todos impressionados com a paisagem. Era uma antiga pedreira, que agora está desativada e começou a surgir uma água de um azul incrível! É muito diferente, pra nós virou um passeio imperdível de lá.

E ainda dá pra descer com o carro ali pertinho e entrar na água! Essa sim estava muito gelada, haha. Mas era lindo demais, e quase não tinha ninguém! Diferente do passeio da lancha por exemplo, que estava lotado. 

Pra finalizar, fomos ao mirante VHF, outro lugar que só tinha nós! Ele vai subindo bastante com o carro, e quando vê, você tem uma paisagem lindíssima ali na sua frente. Adoramos conhecer!

O passeio durou umas 5hs, aproveitamos muito! Depois fomos descansar na Pousada Figueira e ver o lindo por do sol que tem por lá. 

Dica: vá o quanto antes pra lá, porque o destino está cada vez mais famoso, consequentemente mais lotado! Nós ainda conseguimos pegar algumas atrações que só tinham a gente (no passeio de 4×4) mas acredito que em breve não será mais assim, haha. Tenho certeza que será um destino que vai te encantar muito também! 

Acompanha no nosso insta de viagens @voualienaovolto que vamos postar varias fotos, e também o @portalcapitolio tem um App com todas as dicas da cidade!